Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PRA BOM ENTENDEDOR, NÃO BASTA PALAVRA E MEIA

Dois ou três leitores! Parece mentira que passei mais de um ano pra postar novamente! Mas sou insistente, sou chato e vou manter esse espaço nem que custe décadas pra que sejam escritas curtas linhas. Quem não me conhece nem sabe que este já é o quarto post de tentativa de volta. E eu vou ficar perdendo tempo descrevendo tentativas?

Pois já foi. Farei o possível pra estar aqui todo domingo me comunicando com meus dois ou três. E tem coisa mais complicada do que a comunicação? Eu mesmo mudei muito meu jeito de falar, não sei de que modo sou mais chato quando me comunico, mas no fim o que quero é ser entendido. Isso deveria ser lógico, mas passou longe do óbvio e deu de cara com o hábito do mal-entendido. Pois quase não literalmente me lasquei nesses últimos dias por conta disso? Por que esse danado acontece? A propósito, caros fidelíssimos leitores, já repararam que o mal-entendido nunca é bom? Com o dito cujo a gente só se quebra, né?

Tem muita coisa que desencadeia mal-entendido e arrebenta a comunicação de alguém. Eu poderia ficar arrumando uma ruma delas e gastar a vista de você nessa brincadeira.Tem uma sobre a qual não discorrerei agora, mas acho que merece um post exclusivo: a bendita e maldita "entrelinha". Mas creio que o foco do incêndio do desentendimento está na ausência do hábito de nos colocarmos no lugar de quem escuta, ou de quem diz. Se assim fizéssemos, diletos, é certo que entenderíamos tons de voz, palavras mal empregadas, e teríamos também mais cuidados ao abrir a boca. Afinal, não podemos também subestimar o estado do outro que nos ouve. O fato, portanto, é que existem ruídos que se originam no outro e em nós mesmos, ao ouvir e falar; o efeito na maioria das vezes é mais uma boa intenção afundando no mar do desentendimento. Que tal trocarmos de cadeira com o semelhante de vez em quando e, quem sabe, criar a habitual expressão do bem-entendido?

Será que me fiz bem entender? Vamos ver o que acontece com a enquete que vou criar ao lado. Espero que votem!

Um abraço fraterno, Deus abençoe a semana dos que leram e dos que não leram estas linhas enroladas!

Um comentário:

Fabiana Maria disse...

Deixa ver se eu entendi o desentendimento do entendimento do entendido...
Fico muito feliz por ter você de volta no espaço dos blogueiros. Sinto-me honrada por fazer parte dos seus 2 ou 3 leitores.
Xêro